Hipoglicemia é uma condição caracterizada pelo baixo nível de glicose (açúcar no sangue), abaixo de 70 mg/dL.
O tratamento do diabetes inclui condutas para evitar hiperglicemias, o que pode provocar momentos de queda no nível de açúcar no sangue.
Hipoglicemias podem estar associadas a diversos fatores, entre eles: ingestão insuficiente de alimentos, excesso de atividade física, uso inadequado de medicamentos ou necessidade de ajuste dos mesmos ou uma combinação destes fatores.
Não é normal ter hipoglicemia. Com alguns ajustes na rotina e ou no tratamento é possível reduzir o risco de hipoglicemias. Converse com o seu médico.
Os episódios de hipoglicemia podem ser graves, podendo ocorrer, inclusive, a perda da consciência. Perceber os sintomas e agir rapidamente pode evitar eventos mais graves e prevenir complicações a longo prazo.
Os sintomas de hipoglicemia mais comuns são: confusão mental, tontura, fome, palidez, sudorese, tremor, baixa concentração, baixa coordenação motora, dor de cabeça, desmaio e coma.
Existem 3 níveis de hipoglicemia. Nível 1: quando a glicemia é menor ou igual a 70 mg/dL. Nível 2: quando a glicemia é menor ou igual a 54 mg/dL. Nível 3 ou grave: quando, independente da taxa de glicemia, a pessoa precisa de ajuda de outras pessoas para se recuperar.
1. Certifique-se de que realmente se trata de um episódio de hipoglicemia fazendo um teste rápido de ponta de dedo.
2. Caso se confirme, recomenda-se a ingestão de 15 g de carboidratos simples, como 3 balas de caramelo, 15 g de açúcar (uma colher de sopa rasa) dissolvido em água, 150 ml de refrigerante com açúcar ou 150 ml de suco de laranja.
3. Após 15 minutos, faça um novo teste de ponta de dedo. Se a glicemia permanecer baixa, repita o procedimento até que ela volte ao normal.
Em caso de hipoglicemia grave, a pessoa precisa de ajuda para se recuperar.
Ofereça alimentos pastosos ricos em carboidratos simples (líquidos podem provocar engasgo). Em caso de perda de consciência, pode ser aplicada injeção de glucagon. Se necessário, acione o serviço de saúde o mais rápido possível.
Aqui no site da campanha Hipo Sem Crise, você encontra informações didáticas para aprender mais sobre a hipoglicemia. Mas, se você tem diabetes e tem episódios de hipoglicemia, converse com o seu médico. Toda hipoglicemia importa.